Diagnóstico de cisto periapical e a Tomografia de Alta Resolução

Diagnóstico de cisto periapical e a Tomografia de Alta Resolução

Cistos periapicais são lesões revestidas por tecido epitelial e que podem se apresentar em variados tamanhos. Na maioria dos casos, são assintomáticos, o que tende a dificultar/atrasar o seu diagnóstico, especialmente quando não assumem maiores proporções.

Radiografias periapicais e panorâmicas permitem uma visualização global das margens, dos limites das lesões e das estruturas adjacentes, mas não apontam detalhes da relação dos cistos com as cavidades naturais, raízes dentais afetadas e estruturas anatômicas.

Já a tomografia de alta resolução possibilita a visualização da região em seus planos axial, sagital e coronal e uma visualização mais detalhada dos dentes e de sua relação com as estruturas adjacentes. Também permite observar a profundidade, eliminando sobreposições geradas pela compressão das imagens bidimensionais.

Nas imagens acima, obtidas através do nosso tomógrafo Veraview X800, considerado um dos melhores do mercado, é possível identificar um cisto periapical inflamatório/ cisto ósseo traumático por meio da observação de uma área hipodensa delimitada, localizada na região apical do dente 11.

Para contar com nossas tomografias de alta resolução no diagnóstico e no planejamento dos tratamentos de seus pacientes, acesse aqui e torne-se um dentista parceiro.