Com o objetivo de proporcionar uma visão geral da arcada dentária e formação óssea do paciente, a Documentação Ortodôntica é um conjunto de exames realizados antes de iniciar o procedimento ortodôntico. Cada dentista pode solicitar os exames que preferir para o seu paciente, que incluem desde radiografias, fotografias intra e extra-bucais, análises cefalométricas, entre outros.
Os exames são essenciais para que o ortodontista realize um diagnóstico assertivo, pois a falta da Documentação Ortodôntica pode limitar o tratamento, ocasionando problemas, como a incerteza sobre a situação óssea e dificuldade em planejar o prazo e os detalhes do procedimento.
A Documentação Ortodôntica é realizada para avaliar a condição inicial dos dentes, boca e mandíbula.
Este é um benefício essencial para que o ortodontista defina o que precisa ser feito para tratar as alterações.
Permite que o profissional tenha certeza de que o paciente está tendo o progresso esperado.
Antes e durante um tratamento ortodôntico, servindo para acompanhar o progresso ao longo do tempo. Além disso, também é possível diagnosticar alguns problemas o auxílio da Documentação Ortodôntica, como má oclusão, apinhamento dentário e diastema.
Recomenda-se instalar aparelhos ortodônticos apenas com toda Documentação Ortodôntica, pois, do contrário, pode trazer complicações sérias para o paciente, desde perdas dentárias a falhas no diagnóstico.
A escolha de uma clínica de diagnóstico por imagem é uma questão de confiança.