Modelos em gesso e impresso

modelos em

gesso e impresso

O gesso odontológico costuma ser aplicado em dentes que sofreram perdas de partes de sua estrutura, por cáries, quebras, traumas e até mesmo tratamento de canal. O procedimento consiste em inserir o material em uma moldeira, colocá-lo na boca do paciente e esperar até que comece a endurecer.

Assim, obtém-se o molde e o acabamento é realizado em uma recortadora própria. A moldagem tradicional deve ser realizada com muito cuidado, pois é um trabalho detalhado que copia fielmente as estruturas bucais do paciente.  

Outra opção é utilizar o scanner intraoral, que reproduz de forma digital os dentes do paciente. O scanner faz uma leitura completa da arcada dentária com uma câmera intraoral. Os dados são enviados para o computador que cria uma imagem em 3D de alta qualidade. Posteriormente, o material é impresso através de uma impressora 3D.

modelos

diferenciais

1.

Reprodução fiel

Com a alta qualidade dos modelos prototipados, é possível visualizar os detalhes da arcada dentária do paciente. 

2.

Mais segurança

Como o modelo é uma projeção exata da anatomia do paciente, o profissional pode planejar o tratamento com mais cautela. 

3.

Ampla possibilidade de indicações

 Os modelos prototipados são indicados desde para lentes de contato dental até cirurgias bucomaxilofaciais.

Na impressão convencional, o uso é bem simples para o odontologista. Com as repetições, o profissional rapidamente entende seu funcionamento. Porém, a impressão digital tem uma rotina mais higiênica, além de ser mais fácil o compartilhamento com outros profissionais.  

O método tradicional exige que a arcada dentária seja envolta de um material para a criação do molde. Já a impressão digital não necessita dessa parte e também é mais higiênico para o paciente.