Este é um exame utilizado para visualizar pequenas áreas da boca em apenas uma imagem, através de um equipamento posicionado para que o feixe de raio-X alcance as faces proximais perpendicularmente e paralelamente ao plano oclusal. Portanto, o seu principal objetivo é permitir a observação das coroas de alguns dentes, abrangendo uma pequena área, cerca de dois a três dentes juntos.
Dessa forma, possibilita avaliar os dentes posteriores e as cristas ósseas vizinhas. Também chamada de Bite-Wing (ou “asa de mordida”), a Radiografia Interproximal é dividida em quatro para a visualização dos dentes superiores e inferiores em um mesmo exame: duas para os dentes pré-molares e duas para os molares.
A radiografia permite constatar a presença de cáries oclusais e interproximais, difíceis de diagnosticar em um exame clínico.
O exame é rápido, podendo ser realizado em menos de dois minutos.
O exame é indolor, não invasivo e não necessita nenhum preparo especial para realizá-lo.
Um de seus principais diferenciais é o foco em apenas dois ou três dentes, possibilitando uma visão e análise específica da área desejada. Além disso, o exame também possui imagem com dentes da arcada inferior e superior.
Identificar excessos marginais, mudanças na cavidade pulpar, visualizar coroas dos dentes superiores e inferiores, cáries oclusais e interproximais, relação entre dentes decíduos e germes dos permanentes, cálculos dentais, perdas ósseas, cálculo gengival, entre outros.
A escolha de uma clínica de diagnóstico por imagem é uma questão de confiança.